Skip to main content

Mansplaining: saiba como identificar

Você já passou por alguma situação na sua vida pessoal ou profissional em que um homem a interrompeu pra explicar algo óbvio? Pois é, possivelmente diversas lembranças apareceram. A boa notícia é que, à luz do feminismo, é super possível identificar e desmascarar situações como essa.

Quando uma mulher fala de suas experiências, incluindo seu corpo, questões como sexo, gravidez, aborto ou sobre os estudos que ela realizou e sobre sua profissão, existe uma coisa chamada lugar de fala. Por trás dessa atitude masculina, que ignora tudo o que a mulher carrega, existe um desmerecimento de suas experiências e, é claro, o velho (e tão atual) machismo.

Graças a Rebecca Solnit, hoje podemos identificar mais facilmente o mansplaining. O termo nasceu em 2008, quando a autora lançou o livro Os Homens Explicam Tudo para Mim (Cultrix) para dar nome a uma situação que ela havia vivido numa festa: um homem tentando explicar do que se tratava um livro que ELA MESMA tinha escrito! Você não leu errado.

 

Como identificar o mansplaining?

Quando você sente que não é necessário ajuda pra explicar algo (o que é meio óbvio);

O cara interrompe sua fala quando não é um especialista no assunto;

Você não perguntou a posição dele sobre a questão;

O cidadão não é responsável pela transmissão dos conhecimentos que você está expondo.

 

Exemplificando, é como se um homem chegasse pra você explicando o que é o feminismo! Não dá, né? Mas, se você ainda tem dúvidas sobre o termo, dá só uma olhada nesses casos absurdos que selecionamos na internet:

Chega a dar raiva, né?

Só pra refletir e quase rir, porque a raiva é grande!

Nós, mulheres, somos treinadas para sermos agradáveis o tempo todo. Por outro lado, há algum tempo esse silêncio vem sendo quebrado! Isso foi e está sendo conquistado diariamente pela união das mulheres. Daí a importância de dar as mãos umas às outras SEMPRE. Isso se chama sororidade, manas!

Reprodução: Giphy

 

Curtiu esse post? Manda pra todas as suas amigas e dá um toque em geral!

Vem ver os nossos produtinhos: www.segredoerotico.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *