Skip to main content

Higiene íntima feminina: tudo que você sempre quis saber a respeito

Você com certeza já deve ter ouvido algum equívoco em relação a higiene íntima feminina. É claro que é super importante manter tudo em ordem, mas existem muitos exageros enraizados na nossa cultura e é sobre isso que vamos falar hoje!

Infecções e alergias são bem mais comuns do que pensamos, principalmente nas mulheres. Corrimento, irritação, coceira e aquela ardência super chata afetam cerca de 75% da mulherada, ao menos uma vez na vida. Pois é, e isso afeta não só o aspecto físico como também emocional e sexual.

A vagina tem uma proteção natural, uma flora microbiana, responsável por produzir substâncias que impedem o crescimento de outras bactérias. Acontece que frequentemente as exigências culturais acabam prejudicando a saúde desse pedacinho de céu! Afinal, vale lembrar que algumas pessoas realmente cospem aos quatro ventos que a vagina perfeita e saudável não tem pelos, é seca, rosinha, super cheirosa (de preferência, com cheiro de rosas) e sem corrimento. E pior, às vezes as PRÓPRIAS MULHERES acreditam nesse discurso e tomam pra si essa narrativa mega machista e opressora.

Corrimento, suor e secreções são normais, principalmente em idade reprodutiva. O problema é quando os sabonetes íntimos, duchas íntimas e protetores diários acabam sendo usados diariamente com a finalidade de “neutralizar” o cheiro.

💜 SABONETES ÍNTIMOS

O uso de sabonetes íntimos é uma das discussões mais famosas, já que alguns médicos defendem seu uso e outros não. O importante é manter a higiene, mas não exagerar na limpeza, inclusive quando estiver menstruada, já que isso pode desequilibrar o pH e favorecer o crescimento de fungos e bactérias. Além disso, o ideal é consultar o seu ginecologista a respeito desse tema!

💜 DUCHA ÍNTIMA

Essa parte da higiene íntima feminina é polêmica, porque muitas mulheres acabam usando essa tática pra se sentirem “mais limpas” antes do sexo, tanto no sexo vaginal quanto anal. Por outro lado, ela não é recomendada. Ao fazê-la, a água acaba removendo as bactérias protetoras e deixa a vagina vulnerável a bactérias ruins. 

💜 PROTETORES DIÁRIOS

O uso de protetores só é recomendado no início ou no finalzinho na menstruação. Ah, você também pode usá-los durante o tratamento com algum creme vaginal ou uso de medicamento para infecção urinária, que pode acabar manchando a roupa.

Seu uso diário aumenta a temperatura da região, impede a boa ventilação, compromete a flora vaginal e altera o pH local. Se você costuma usá-lo para se sentir fresquinha, a dica é se livrar logo desse hábito e levar uma calcinha extra na bolsa ou na mochila para se trocar! 😉

💜  DEPILAÇÃO TOTAL

O melhor da vida é ter a liberdade para ser a mulher que quiser, isso inclui o hábito de higiene na depilação. Muitas mulheres preferem um visual livre de pelos, por exemplo. Por outro lado, os pelos criam uma barreira de proteção, evitam infecções por vírus e bactérias, mantém a temperatura adequada e ainda previnem a irritação da vagina durante o ato sexual.

Pois é, a higiene íntima feminina não é tão complexa assim. O bom senso deve prevenir sempre e a mulherada não precisa se render aos lançamentos que prometem aromas florais, porque o cheiro da vagina é normal, natural e maravilhoso! 

Curtiu esse post? Dá só uma olhadinha nas nossas novis: www.segredoerotico.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *